Blog

Tatuagem: da agulha à cicatrização em 5 passos

As cicatrizes podem ter muitas origens, mas nem todas estão associadas a um trauma ou procedimento cirúrgico. No caso das tatuagens, a pele também é submetida ao estresse, porém, neste caso, a finalidade é puramente estética.

“Para que a tatuagem seja permanente, e necessário que a tinta seja depositada nas camadas mais profundas da pele. Isso ocorre por meio da criação de orifícios microscópicos que nada mais são que pequenas feridas criadas de maneira controlada pela máquina de tatuagem e que permitem a deposição da tinta em profundidades especificas da pele. Essas microfendas requerem cuidados específicos para que não infeccionem e, dessa forma, cicatrizem de maneira adequada, revelando a beleza do desenho” afirma a dermatologista Thais Matsuda Yoshizumi.

Já parou para pensar nas diversas implicações envolvidas num processo de tatuagem? Afinal, microagulhadas com tintas de diversas cores não são uma cirurgia em si, mas não deixam de ser um procedimento impactante que, portanto, requer os devidos cuidados.

Vai fazer sua primeira tatuagem? Já tem várias e está planejando a próxima? Confira os 5 passos mais importantes para se cuidar e aproveitar sua tattoo.

1 – ESCOLHA DO LOCAL E DO PROFISSIONAL

Você quer um desenho bem feito e que dure por bastante tempo, mas não é apenas o lado artístico que importa. É necessário ser atendido por um profissional qualificado, que possua equipamentos de qualidade e em condições ideais de higiene.

2 – CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO

Imediatamente após o término da tatuagem, é importante cobrir o local com plástico-filme. Esse filme visa proteger a pele que está muito sensibilizada pelo procedimento e pode servir de porta de entrada para vírus e bactérias. Essa proteção, no entanto, deve ter duração limitada, a no máximo, 3 dias. Caso permaneça no local por muito tempo, poderá criar um ambiente propício à proliferação de bactérias com a combinação de umidade e calor.

3 – HIGIENE E PROTEÇÃO

Ao retirar a proteção, é importante limpar bem a área para que a pele possa se recuperar e ficar com o aspecto desejado. Para isso, é importante usar um sabonete antisséptico, seguido de um gel de silicone, que auxilia na modulação da sintese de colágeno e facilita a regeneração da pele, além de formar uma barreira contra a entrada de microrganismos. Esse cuidado deve ser mantido enquanto a pele ainda tiver casquinha, que pode durar até um mês.

4- EVITE EXPOSIÇÃO SOLAR

A radiação UV pode provocar um processo inflamatório na pele que pode interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos. Por isso, evite sol e praia nos 2 primeiros meses para proteger a pele sensibilizada dos raios UVA e UVB. Para os casos em que a exposição solar for inevitável, existem também géis de silicone já com fator de proteção em sua formulação.

5 – NÃO TIRE A CASQUINHA!

As casquinhas que se formam nos dias seguintes à tatuagem fazem parte do processo natural de cicatrização. Podem estar ligadas às camadas mais profundas da pele ainda não completamente curadas, o que pode levar não apenas a infecções, mas também afetar o resultado final da tatuagem.

Com a escolha de um belo desenho e os cuidados acima, você poderá aproveitar sua nova tattoo com toda a segurança que a sua saúde merece.

Fontes:
https://www.tuasaude.com/riscos-e-cuidados-com-a-tatuagem/
https://www.tuasaude.com/como-cuidar-da-tatuagem/
https://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/14131-preste-atencao-nos-cuidados-depois-da-tatuagem

Voltar