Blog

Em tempos de isolamento, machucados e queimaduras têm mais chances de acontecer

A pandemia do novo coronavírus fez todos passarem mais tempo dentro de casa, o que, por consequência, acabou aumentando o número de acidentes domésticos em até 30%.

São diversos fatores que preocupam, já que para evitar o contágio da Covid-19, é recomendado manter as mãos sempre higienizadas e o álcool em gel é uma das formas mais práticas de fazê-lo. No entanto, o risco de queimaduras aumenta consideravelmente, já que o produto é altamente inflamável.

Além disso, outros acidentes se tornaram mais comuns com o isolamento, já que as pessoas procuram por atividades dentro de casa para ocupar seu tempo, seja na cozinha ao preparar as refeições, seja também em outras partes da casa, com reformas, ajustes ou até mesmo brincadeiras e atividades físicas.

O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos, evitando deixar objetos cortantes, produtos químicos, inflamáveis, cosméticos e medicamentos ao alcance dos pequenos, e mantendo a casa sempre organizada para evitar quedas.

Mesmo mantendo todos os perigos afastados, ainda é impossível prever quando um acidente acontecerá. Por isso, saiba como fornecer os primeiros socorros em caso de ferimentos ou queimaduras em casa.

Queimaduras

  • Procure resfriar a área queimada o mais rápido possível;
  • Cubra com curativo;
  • Nunca estoure as bolhas;
  • Não utilize nenhum tipo de produto no local;
  • Procure o pronto atendimento se a queimadura for no rosto, nas mãos ou nos órgãos genitais, em uma área extensa (maior que o diâmetro de uma bolinha de pingue-pongue), ou se for resultado de um choque elétrico.

Escoriações

  • Faça a higienização das mãos com água e sabão antes de manusear qualquer lesão;
  • Em caso de pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações, lave a lesão com água e sabão neutro ou soro fisiológico, eliminando qualquer indício de sujeira;
  • Em caso de lesões profundas e cortes mais extensos, procure o pronto atendimento.

Fraturas

  • Se possível, imobilize provisoriamente a região lesada;
  • Em caso de fraturas expostas com hemorragia, é preciso utilizar um pano limpo para estancar o sangramento;
  • Procure atendimento médico o mais rápido possível ou chame uma ambulância.

Como consequência das lesões, mesmo após os cuidados, podem restar cicatrizes na pele com diferentes tamanhos, formatos e espessuras. Atualmente, uma gama de soluções permite atenuar essas indesejadas marcas na pele. Converse com o seu médico sobre a possibilidade do uso de um produto referência que poderá ajudar na prevenção e no tratamento de cicatrizes.

Lembre-se de que é importante ter cuidado para evitar acidentes em casa, mas, tomando as devidas precauções, é possível passar pela quarentena de uma forma mais leve, evitando as cicatrizes desse período de isolamento.

Fontes:
https://www .jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/numero-de-acidentes-domesticos-aumenta-na-quarentena-255886/
https://infonet.com.br/noticias/saude/pandemia-isolamento-social-aumenta-indice-de-acidentes-domesticos/ https://www.ladoaladopelavida.org.br/detalhe-noticia-ser-informacao/com-familias-em-isolamento-saiba-como-evitar-acidentes-domesticos
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/ministerio-publica-guia-de-prevencao-a-acidentes-domesticos-e-primeiros-socorros/SNDCA_PREVENCAO_ACIDENTES_A402.pdf

Voltar