Como cuidar de uma cicatriz1-9

Algumas ações que podem ajudar no processo de cicatrização:

Higiene em primeiro lugar

Antes de cuidar da ferida, esteja sempre com as mãos bem lavadas. A área da cicatriz também deve estar limpa com água e sabonete neutro para evitar a formação de crostas que impedem a cicatrização.

Proteja a cicatriz do sol

O processo de cicatrização da pele desencadeia uma inflamação que atrai para o local da lesão células do sistema imunológico; por isso, todo corte e cicatriz tende a ter uma coloração rosada nos primeiros dias. Essa coloração rosada pode deixar uma mancha escura no local, principalmente se for exposta ao sol. Por isso, é muito importante proteger a cicatriz do sol.

Mantenha a ferida livre de movimentos

Pela sensibilidade da pele e demora para cicatrização, é essencial que o local do ferimento não seja tensionado, principalmente as cicatrizes sobre articulações e no dorso. Evite pesos, exercícios físicos em excesso e movimentos bruscos. Siga à risca as orientações do seu especialista e lembre-se: os pontos podem ter saído, mas a cicatrização ainda não está completa!

IDENTIFIQUE OS SINAIS DE QUE ALGO ESTÁ ERRADO

Há 5 sinais de que algo de errado pode estar acontecendo na sua ferida, e se esse for o caso, é importantíssimo buscar o contato médico:

  • Sensação de calor no local;
  • Inchaço;
  • Não conseguir movimentar o local como antes.
  • Vermelhidão excessiva;
  • Dor;

Esses sinais podem indicar uma infecção que deverá ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível. Coceira e aumento do volume da cicatriz podem indicar que um queloide ou uma cicatriz hipertrófica está se formando. Não hesite em informar seu médico, para que o tratamento correto seja iniciado o mais breve possível.

Proteja a cicatriz

Feridas cicatrizam de uma forma melhor quando protegidas. O curativo ideal é aquele que absorve o excesso de umidade, mas não resseca o ambiente e permite a troca de gazes. Para que haja a migração de células para fechar a ferida, um ambiente hidratado é fundamental.

Respeite o processo de cicatrização

Manter os cuidados adequados por todo o tempo necessário é uma das grandes dicas, principalmente porque após a retirada de pontos, muitos pensam que a cicatrização já ocorreu, mas não! As camadas mais profundas da pele ainda estão sendo restauradas. Por isso, respeite o tempo de processo cicatricial e mantenha os cuidados adequados por todo o período necessário.

Uma boa alimentação faz a diferença

Para o dia a dia, uma alimentação balanceada já ajuda o corpo em diversos aspectos, mas para a cicatrização, ela realmente exerce um grande impacto. Por isso, evitar cigarros, álcool e comidas com altos níveis de gordura pode afastar doenças que dificultam esse processo, como diabetes, hipertensão e outras. Fique de olho na sua saúde!